quarta-feira, 10 de junho de 2009

Viajar é preciso - 1


Quando tudo estava cinza e parecia não haver saída, viajei para Floripa.

Quatro dias numa hospedaria muito simples, sem café da manhã.

PRIMEIRO DIA (06/06/2009)

No primeiro dia, sábado, na ida, decidimos parar no Mercado Público (centro de Florianópolis) para comprar tainha com ova. Mercado apinhado, empurra-empurra. Em seguida, paramos num boteco e, sem mentira, comi a melhor empadinha de camarão da minha vida, você sai andando e se lamentando: pena que só pedi uma.

Explicação necessária: fui sorteada com um pacote de quatro dias. A hospedagem é simples, sem café da manhã. A Viamar tem razão, o que importa é estar ali, sem luxo, sem excesso, tipo assim: você mesma limpa o que sujou. Este sorteio deu direito a quatro dias de hospedagem para duas pessoas por $ 80,00 reais.

Eu mesma fiz o almoço: ova de tainha frita, arroz, salada e vinho branco. Bebemos uma garrafa de vinho branco e fomos caminhar na praia. Eram 12:20 quando coloquei meus pés na areia de Canasvieiras. Dia lindo, céu azul. Decidi, para espanto do meu namorado e de todos que estavam na praia, dar um mergulho. A água não estava fria, talvez por conta do vinho que havíamos bebido. Ele nada muito bem. Eu mergulho feito uma pessoa que adora água: O SOM DO MAR ME SOMA.

Mais tarde fomos passear em Jurerê Internacional. Casas lindas e um pôr-de-sol de dar inveja (tudo lá faz dar inveja). Caminhamos numa espécie de calçada rente às dunas e voltamos pela orla da praia. Após o café delicioso numa padaria do centrinho de Jurerê, descobrimos a lua cheia. Retornamos embevecidos para o nosso ninho. Tainha assada para o jantar. Descobri que o forno era lento, ou seja, não tinha volume de gás suficiente para assar o peixe. O namorado resolveu: retirou aquela peça de metal localizada entre o fogo e o forno. Assim, duas horas depois, o peixe com ervas e batatas estava pronto, a melhor tainha que já saboreei, sei lá, também tenho dotes culinários. Mais uma garrafa de vinho branco. Mais lua.

5 comentários:

Sheila disse...

Que delícia! O cardápio deu água na boca e Florianópolis muita vontade viajar!

Regina Carvalho disse...

Seja benvinda,comadre!
Tava com saudades.
beijão.

Anônimo disse...

...humm, fiquei com àgua na boca e inveja desse passeio gostoso...

Cynthia Lopes disse...

Ô, Suzana, que saudades da terrinha do meu coração! Estou lendo um livro lindo do Nei Duclós, que também só me traz saudades... o "Refúgio do Príncipe", sobre os mistérios de Floripa mágica. bjs minha linda...

Lágrima disse...

Que maravilha hein... Nem precisa de fotos pra ter certeza de que esse lugar é lindo, pelo jeito que vc escreve dele.
Bjsss