segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009

Consultei dona Dominga, benzedeira e adivinha. Não é pessoa famosa. Magrinha, parece que nem anda, levita. Eu perguntava, ela respondia. Repasso um trecho da conversa.

2009 será um ano bom?

2 + 9 = 11 – no tarô, força, trabalho. Em 2009, portanto, as coisas serão conquistadas por meio de muito trabalho. Nada cairá do céu, apenas chuva.

E para as mulheres?

1 + 1 = 2 – Papisa na carta do tarô, indicando que em 2009 a intuição feminina terá papel importante. Ou seja, as mulheres estarão em alta: Dilma Rousseff, Carla Bruni-Sarkozy...

O povo catarinense está com medo das enchentes, quais as previsões?

Sempre houve enchentes e sempre haverá. O que não havia antes é tanta gente. Meu Deus, como tem gente neste mundo! Tudo é extraído do planeta: casa, comida, produtos tecnológicos. Em troca, o que damos? Lixo e poluição!

E na política?

É ano dos prefeitos eleitos arregaçarem as mangas e tratarem de fazer bons governos. Na hora da eleição, todo mundo fala em cultura e educação, depois, eles querem que Deus faça o milagre. Pagam mal os professores, não contratam bibliotecários e acham caro montar boas bibliotecas. Depois, reclamam que o brasileiro não gosta de ler. Trabalho e força do 11, nenhum prestígio virá de graça.

E para o planeta, quais as previsões?

Um percentual da força de trabalho deveria ser investido na preservação e recuperação do planeta. A mãe terra precisa de cuidados. Ouvi sussurros de que o tsunami que matou milhares de pessoas em 2004 na Ásia, pode ter sido provocado por testes nucleares em alto-mar, assim como há indícios de que a explosão do gasoduto esteja relacionada às rachaduras dos morros de Santa Catarina. A quem interessam o gás e a energia nuclear? A mim nada disso interessa, não tenho carro e minha casinha de dois cômodos não tem luz elétrica.

Qual conselho a senhora daria às pessoas?

Que economizem matéria e distribuam afeto. Acabar com essa confusão de que precisa ter isso e aquilo para vencer. O sujeito estará vencendo até que morre, daí, os filhos brigarão pela herança, em seguida venderão a empresa da família mais a casa antiquada e comprarão tudo novo. Nem precisa ser a sábia Dominga pra perceber essas coisas (risos). A mãe natureza tá avisando faz tempo, mas o homem pensa que pode mais que ela, brinca de ganhar dinheiro, devasta, bota gado na Amazônia, diz de boca cheia que ganha tanto em cada arroba de boi...

A cultura poderia resolver em parte?

A cultura não chega a todos os lugares. Cada um absorve o que pode. Antes, os desiguais estavam longe uns dos outros. Agora está tudo perto, o rico e o pobre lado a lado, vivem como se essa discrepância fosse normal. Na verdade, o pobrezinho é o que menos depreda o planeta.

Então, estamos num beco sem saída?

Não. Deus não fecha uma porta sem que abra uma janela. O problema é que o homem deu pra derrubar paredes em vez de abrir as janelas que Deus deu.
Preciso ir. Quanto custa a consulta?

Duas velas.

Pra rezar pela humanidade?

Não, pra iluminar a casa.

In: Jornal A Notícia, Anexo, p.3 (05/01/2009)

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito, Suzana!
A Dominga é o bicho! eheheheheh
E que o 2009 seja criativo e realista, sem perder jamais o gosto pelo sonho, assim como esta crônica.Abraço da Fatima/Laguna

merry disse...

Adorei!!! Duas velas e nada mais por tanta sabedoria.
bjs

Suzana Mafra disse...

Obrigada pela visita, moças.

Fátima, saiba que a foto das garças que até ontem estampava o monitor do meu PC, foi substituída pela foto da coruja. Só não venha me cobrar os direitos autorais, hehe.
Abraço

Merry, que bom que gostou das velas e das crônicas. Apagar todas as luzes do apartamento e acender uma vela acalma.
Abraço